sexta-feira, 13 de novembro de 2009

40 anos

Foi uma bela festa! Dia 12 de outubro em uma concorrida assembléia festiva, o Jornal Conquista comemorou seus 40 anos de vida e circulação ininterrupta. Foi muito linda. Muitas homenagens e cumprimentos onde com emoção convidados como o prof. Clovis Kappel, colunista do jornal desafiou o Clube e a mim particularmente a no próximo ano autografar na Feira do Livro um livro novo com a história do Jornal que já foi tese de faculdade e agora ganhou um prêmio da Ari pela sua importância em Porto Alegre e na Zona Sul. Me senti muito feliz porque também sou parte desta história e acho que vou topar o desafio. pra isso preciso ficar 100% falta só um pouquinho pra isso.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Porto Alegre tem novo sinal de trânsito

Porto Alegre tem um novo sinal de trânsito que é fácil de fazer, fácil de entender e veio para melhorar o nosso dia-a-dia.
Na faixa de pedestres que não tem sinaleira, estique o braço, espere os carros pararem e atravesse com segurança. E quando você estiver dirigindo, pare e dê preferência ao pedestre.
A qualidade de vida nas grandes cidades é altamente comprometida pela dificuldade que existe para possamos caminhar nas vias públicas. Uma das razões para isso é a falta de respeito que existe em relação ao uso das faixas de segurança. E sucedem-se mortes por atropelamento. Em Porto Alegre,ocorreram 812 atropelamentos entre janeiro e agosto de 2009, com saldo de 52 mortes.
Com estes dados preocupantes, a EPTC-Empresa Pública de Transporte e Circulação realizou pesquisa para analisar o comportamento de motoristas e pedestres e provavelmente chegou a conclusão de que é necessário investir em educação com nova abordagem. É o que se depreende da nova campanha de trânsito “Novo Sinal” ,buscando conscientizar pedestres e motoristas sobre a importância do respeito às faixas de segurança. A campanha foi lançada hoje na Usina do Gasômetro pelo diretor-presidente da EPTC, Luiz Afonso Senna, com a presença do prefeito Fogaça, que declarou: “Queremos mudar o comportamento dos usuários do trânsito, e a cidade está capacitada para isso. Somos a cidade mais politizada do Brasil e temos a ambição de que Porto Alegre seja admirada também pelo comportamento tanto de seus motoristas quanto de pedestres”.
O Novo Sinal estimula uma atitude ativa do pedestre que irá interagir com o motorista na medida em que sinalizará sua intenção de realizar a travessia na faixa de segurança.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A Vez da Voz

Francielle Bonett Aguirre


A voz é tão característico de uma pessoa, como o seu rosto, sua letra ou sua impressão digital. Através da voz podemos identificar alguns aspectos como idade, sexo, personalidade, nível sócio-cultural-econômico, estado emocional, além de interpretar a mensagem por pistas vocais, mesmo em uma conversa ao telefone. Como Pedro Bloch diz: “A voz é o espelho da alma”. Também é um instrumento importante para atingir o outro. Uma voz com emissão agradável, solta e relaxada proporciona uma apresentação atraente ao ouvinte.
Com o passar dos anos, assim como o corpo, a voz também envelhece. Nas mulheres a voz vai “engrossando”, isto é, fica mais grave, enquanto que nos homens ela vai ficando mais aguda. Muita gente não sabe que fazendo exercícios para a voz, esses desgastes são diminuídos.
Muitas profissões dependem da voz para serem exercidas, por exemplo: advogados, promotores, juízes, professores, políticos, vendedores, pastores, padres, cantores, atores, radialistas, operadores de telemarketing, entre outros. No Brasil, mais da metade dos trabalhadores utilizam a voz como instrumento de trabalho, mas nem todos sabem usá-la corretamente. De acordo com a Academia Brasileira de Laringologia e Voz, a maioria destes trabalhadores apresentam algum tipo de lesão nas pregas vocais.
Nós mesmos somos os grandes agressores contra a nossa própria voz, simplesmente por não sabermos usá-la corretamente. Gritar muito, falar alto em demasia, respirar inadequadamente são alguns dos processos que levam a uma produção de voz inadequada, o que reflete em sua qualidade. Forçar a voz sem necessidade por muito tempo, pode resultar em lesões na prega vocal. Para preservar uma boa qualidade de voz, são necessários alguns cuidados, principalmente para quem a utiliza profissionalmente.
Alguns cuidados para ter uma boa voz:
 Tomar em média 2 litros de água por dia (8 copos), pois isto aumenta a hidratação das prega vocais;
 Ao se alimentar espere no mínimo 1 hora e meia para ir deitar;
 Evite gritar;
 Em tempos de mudanças de tempo, ande sempre bem agasalhado, protegendo principalmente as regiões do peito e pescoço;
 Evite tossir ou pigarrear. Prefira engolir a saliva ou tomar água;
 Evitar ingerir bebidas alcoólicas, pastilhas, dropes, sprays, gengibre. Pois estes atuam com efeito anestésico, mascarando o efeito da lesão e aparentemente melhorando o aspecto da voz;
 Evitar o fumo;
 Evite comer chocolate ou alimentos derivados do leite antes de usar a voz intensamente. Deixe estes alimentos para depois;
 Dormir em média 8 horas por noite;
 Não forçar a voz quando gripado, em período pré-menstrual ou após ingerir grandes quantidades de aspirinas, calmantes ou diuréticos;
 Evite falar em ambientes ruidosos;
Ao apresentar sintomas como ardência ou dor de garganta, dificuldade para engolir, falha ou perda de voz, cansaço ao falar, pigarro e/ou rouquidão por duas semanas, procure um fonoaudiólogo ou um médico otorrinolaringologista.

Fisioterapeuta

domingo, 4 de outubro de 2009

Chá da Primavera


Chá da Primavera
Dia 24 de setembro realizou-se no nosso Clube o chá Primaveril. Tivemos 21 organizadoras de mesas que com muita dedicação deixaram o salão lindo, colorido e florido. Todas também usaram muitas flores. Tivemos também desfile da Loja Panos e Mangas, com duas manequins do quadro associativo, a Conceição Munhos e a Tereza Vilanova, a Loja trouxe mais duas manequins, usaram roupas e acessórios maravilhosos. Como não poderia faltar tivemos a escolha da Rainha da Primavera 2009 e suas princesas. A Rainha é Maria Vitória a 1ª Princesa Kauana Alegria de Faria, e a 2ª Princesa Celanyra Brambilla desfilaram radiantes sobre aplausos.
Foi uma tarde quente e alegre, muito colorida e florida. Todas saíram do salão com presentinho oferecidos pelas organizadoras das mesas. e estas com flores naturais que ganharam no amiga-secreta realizada entre elas.
Agradeço a presença de todas e convido para a Festa de Hallowen dia 31 de outubro.
Sirlei Leonel
Coordenadora do Social

Asssembleia de setembro


Equipe: Caminho das Índias
Saudação ao Brasil e ao Rio Grande do Sul
A Equipe “Caminho das Índias” homenageia um país maravilhoso chamado Brasil que, no último dia 07 de setembro, completou 187 anos de sua independência política.
No extremo sul do Brasil, situa-se o Estado do Rio Grande do Sul, terra do povo gaúcho, idealista e aguerrido, que, no próximo dia 20 de setembro, festejou seus 174 anos do início da significativa Revolução Farroupilha.
Dois ideais identificam Brasil e Índia: a inclusão social e a paz mundial.
Brasil ! Parabéns.
Rio Grande do sul ! Parabéns.
E, a vós, valorosas mulheres gaúchas, a saudação e o carinho das vossas irmãs indianas.
Agradecimento:
A Equipe “Caminho das Índias”, agradece a proprietária da loja “Amariles Moda Indiana” do Strip Center da Tristeza, pela colaboração recebida.

Eu e o Jornal Conquista

Eu e o Jornal Conquista
Comecei minha trajetória na edição deste jornal em 1994 depois da visita e do convite de uma amiga muito querida chamada Maria jacyra Chaves Garavelo na época, presidente do Clube e que na companhia de sua vice Elisabeth Barcelos de Andrade estavam querendo dar uma nova cara para o Jornal do Clube. Ela me encontrou no expediente do jornal do Colégio Mâe de Deus, Alarido, o qual fiz por muitos anos.
Logo no primeiro mês eu me paixonei pelo Conquista e pelo Clube de mães. Reformulei todo o Projeto gráfico do Jornal e começamos a colocar Mais matérias relacionadas ao bairro, entrevistas, artesanato etc. Ao mesmo tempo, a parte comercial que mantinha o jornal voltou a ter interesse para os anunciantes. Fizemos uma carteira de clientes e o jornal começou dar um retorno financeiro para o Clube. Na época tivemos até uma pessoa que vendia os anúncios por uma comissão do valor das vendas.
De lá para cá, nunca mais paramos.O Jornal Conquista e o Clube de mães Nossa Senhora das Graças são parte da minha vida. São mais de dez anos dedicados à elaboração, edição diagramação e impressão do jornal o que faço e sempre fiz com o maior carinho e responsabilidade. Foram muitas noites em claro, muitos finais de semana sem descanso dedicados ao jornal e agora, no final de minha carrreira, depois de um AVC, com minha capacidade de trabalho abalada e muitas limitações com as quais tento conviver mas com muitas dificuldades sinto que chega o momento da despedida. Mas com muito orgulho eu repito; Faço parte e quero continuar fazendo parte da história dos 40 anos deste grande veículo de comunicação corajoso e garboso que lutou e luta sempre para continuar sua trajetória de conquistas pela liberdade de imprensa e pela justiça social.
Muito obrigado por permitir que eu faça parte desta história com orgulho
Sandra paixão.